Câmara Municipal de Brasileia realiza 1ª Sessão Ordinária da 15º legislatura

A Câmara Municipal de Brasileia realizou, na manhã do dia 23 de Fevereiro, a primeira sessão ordinária de 2021. Estiveram presentes os vereadores Elenilson Cruz (PT), Reinaldo Gadelha (MDB), Marinete Mesquita (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Marquinho Tibúrcio (MDB), Neiva Badotte (PSB), Jorge da Laura (PT), Leonir Castro (PP), Rogerio Pontes (PROS) e a presidente da Câmara, Arlete Amaral (SD).

Em uso a Tribuna os vereadores solicitaram:

Vereador Elenilson Cruz (PT): O parlamentar solicitou a Secretaria de obras que realize a recuperação da rua dos catraieiros, no bairro Leonardo Barbosa e a recuperação da ponte do belo, no km 29, a recuperação dos pontos críticos do km 59 e finalizou pedindo a recuperação de um bueiro no km 52, próximo a colônia do seu Juvenal.

Vereador Jorge da Laura (PT): O parlamentar solicitou ao Poder Público municipal um motor para desobstruir os esgotos em momentos de chuva, os esgotos vem entupindo e prejudicando a escoação das águas, e que seja providenciado tampas para os bueiros, pois encontram-se abertos comprometendo a segurança dos pedestres, ciclistas e motoristas. Ressaltou que a prefeitura mantenha a farmácia municipal aberta, nos dias de feriados, e que haja um planejamento entre a equipe para que seja criada uma escala de plantonistas para atender a população principalmente nesses dia.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): o parlamentar destacou a respeito de atendimentos por parte do hospital regional e UBS do município, os pacientes reclamam que tem sido medicados muitas vezes para remédio de COVID-19 e na verdade estão com Dengue, sendo assim peço para o legislativo que envie um documento para o hospital regional e (UBS) em nome do secretário municipal de saúde, pedindo esclarecimento em relação a uma solução para esses atendimentos.

O vereador fez uma sugestão para o poder executivo para que possam está vendo a possibilidade de inserir os trabalhadores de saúde do setor privado na vacinação. E concluiu pedindo o encaminhamento de um oficio para a polícia militar, que diante das possibilidades colocassem uma viatura para patrulhar o Km 5 ramal do Jarinal, no horário que os praticantes de atividades físicas estão utilizando a BR e assim evitar futuros assaltos durante as práticas esportivas.

Vereador Leomar Barbosa (PSD): O parlamentar fez o pedido que a Prefeitura Municipal de Brasiléia através da Secretaria de Obras realize serviços de desobstrução dos bueiros das ruas do município. Também pediu da Secretaria de Saúde a relação de todos os funcionários público que foram vacinados contra a COVID-19 para ter a transparência de quem já foi vacinado.

Vereador Leonir Castro (PP): O parlamentar solicitou que a Prefeitura Municipal de Brasiléia através da Secretaria de Obras, realize serviços de melhorias nos ramais do km 19, Km 59, no km 52 próximo a propriedade do Sr. Zé Melo na BR-317 e que o setor competente realize serviços de sinalização na entrada e saída do Hospital Regional do Alto Acre.

Vereador Marquinho Tibúrcio (MDB): O parlamentar lamentou o fato de seus colegas taxistas estarem sendo perseguidos por órgãos do governo do estado. “Tem colegas taxistas com várias multas altíssimas, feita pela Ageac, o governo disse que acabaria a perseguição, só que nesse momento de pandemia que a lotação está com quantidade mínima de passageiro a Ageac está proibindo e multando os taxista que estão utilizando o engate de reboque, assim não estão conseguindo fazer os frente”. Também solicitou que o Governo do Estado através do Depasa, realize instalações da rede de Água, nos Bairros 8 de Março (Nazaré) e José Rabelo no km 02.

Vereadora Marinete Mesquita (PT): a parlamentar solicitou que a secretaria municipal de educação de Brasiléia a explicação com relação a estrutura do programa nacional de alimentação escolar (PNAE). “Temos o conhecimento que cestas básicas de alimentos estão sendo direcionadas para as crianças mesmo elas não estando na escola, a mesma pede esclarecimento se os gestores foram consultados sobre esta metodologia, e gostaria de saber como está sendo essa distribuição, pois de acordo com algumas manifestações, alguns gestores só foram convidados agora, vez que a secretária está perdendo prazo para a entrega, das respectivas cestas básicas e no momento de usar o recurso que é da escola dos alunos e da comunidade, os mesmos não foram consultados, e se restou algum recurso, essa prestação é essencial sobe toda a transparência”, finalizou a vereadora.

Vereadora Neiva Badotte (PSB): A parlamentar voltou a abordar assuntos referentes ao transporte de pacientes através da Unidade de Suporte Avançado (USA) e na ocasião, através da Câmara, solicitou as escalas de condutores, Médico e Enfermeiros da referida viatura USA referente ao período em que a ambulância esteve a disposição do hospital de Brasiléia. Também solicitou que toda a situação sobre a retirada da ambulância USA, seja encaminhada ao MP, já que a situação coloca em risco a vida de pacientes, devido a demora nos translado, que agora tem que esperar uma viatura se deslocar da capital para vir buscar pacientes em Brasiléia. E finalizou pedindo solicitação da Secretária de Obras reparo de uma bueira no ramal da Eletra, pois é uma reivindicação feita pela mesma no início do mês de Janeiro e até o momento não foi atendida.

Vereador Rogério Pontes (MDB): O parlamentar solicitou que a Prefeitura Municipal de Brasiléia através da Secretaria de Obras, realize serviços de iluminação pública, no trecho da Rotatória (Trevo) até o Hospital Regional do Alto Acre. Que a Secretaria de Obras, realize serviços de melhorias em uma ponte (Perto do Sr. Nivaldo) no km 18. Também pediu que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT agilize serviços de operação Tapa Buracos nas Avenidas Manoel Marinho Montes e Rui Lino em Brasiléia.