Câmara de vereadores de Brasiléia realiza nona Sessão Ordinária de 2022

A Nona Sessão Ordinária do Segundo Ano Legislativo da Décima Quinta Legislatura do Município de Brasiléia, foi realizada nesta terça-feira, 29 de março, e contou com a presença dos vereadores Elenilson Cruz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Leonir Castro (PP), Lessandro Jorge (PT), Marinete Mesquita (PT), Marquinhos Tibúrcio (MDB) Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e da Presidente Arlete Amaral (SD).

Nesta Sessão, os vereadores utilizaram a Tribuna para fazer as suas considerações e reivindicações:

Vereador Leomar Barbosa (PSD): começou sua fala ressaltando que não iria realizar o uso da tribuna, e que veio preparado para a votação das prestações de conta do ex-prefeito Everaldo Gomes, porém afirmou que tem que levar ao conhecimento da população os problemas que estão acontecendo no município. O vereador expressou seu descontentamento em relação a suspensão do boletim informativo da câmara de Brasiléia, visto que alcançava grande parte da população da zona rural. Reafirmou que entrou como oposição e terminará seu mandato como posição, entretanto uma oposição responsável sempre cobrando a verdade do executivo, pois foi para isso que o mesmo foi eleito, para defender os interesses da população. Ressaltou ainda que em nenhum momento usou a tribuna para deferir mentiras, sempre trouxe fatos verídicos. Destacou a importância do vereador de oposição, pois sempre está trazendo à tona os problemas que existem na cidade, ajudando assim o executivo a soluciona-los. Relatou sobre o abandono que vivem os bairros mais distantes da cidade, o nobre Edil afirmou que com a chegada do verão aguarda que as melhorias cheguem nessas localidades, e quando essas melhorias chegarem reconhecerá as benfeitorias realizadas. Afirmou que realiza um trabalho independente, sem interferências. Ressaltou a importância de acontecer novas parcerias para que continue acontecendo a divulgação do boletim informativo dos vereadores, pois é de suma importância que as informações sobre os trabalhos dos parlamentares cheguem nos lugares mais distantes da zona rural.

Vereadora Marinete Mesquita (PT): iniciou o uso da tribuna afirmando que não é uma pessoa de mentiras, tem idoneidade. A parlamentar relatou um fato ocorrido com a mesma, onde estava a trabalho na rádio, e receberá um telefonema onde afirmavam que ela estava utilizando do programa para atacar a chefe do poder executivo municipal de Brasiléia, fato esse que a vereadora afirma não proceder, pois o programa é utilizado para falar a respeito das ações que acontecem no município de Epitaciolândia e são realizadas pela prefeitura do município. Afirmou ainda que a chefe do executivo de Brasiléia solicitou a retirada do programa de Epitaciolândia e também o boletim informativo da câmara de Brasiléia, segundo a vereadora é uma forma de calar todos os vereadores. Relatou que no momento não irá realizar indicações, pois já fez várias preposições de melhorias em vários lugares da cidade e acredita que com a chegada do verão os trabalhos vão chegar. Reconheceu o trabalho realizado pelo Secretário de obras Francisco Lima, onde esteve atuando com sua equipe em um trabalho de limpeza com o vassourão na Av. Manoel Marinho Montes. A nobre Edil afirmou ainda que cedo ou tarde a Policia Federal irá “bater em algumas portas, pois os documentos estão chegando”. Reafirmou que não irá recuar, e continuará ao lado da população, pois foi eleita para representar os interesses do povo.

Vereadora Neiva Badotti (PSB): usou sua fala na tribuna inicialmente para cumprimentar a todos os presentes na sala de sessões e todos que acompanham via rede sociais. Parabenizou a vereadora Marinete Mesquita (PT) por sua fala em tribuna. Relatou sua participação no congresso do PSB, que ocorreu na capital do estado Rio Branco, de oportuno parabenizou o Pré-candidato a governador e atual deputado estadual Jenilson Leite (PSB), e o deputado federal Cesar Messias (PSB) pelo evento. Relatou também sua visita realizada a Câmara Municipal de Xapuri, onde foi recebida por vereadores e o presidente da Câmara, o intuito da visita é buscar parcerias com todos os parlamentares da regional do Alto Acre, para que assim seja formado uma comissão parlamentar de toda regional. Ressaltou o contrato realizado entre o governo do estado e clínica do rim que foi firmado recentemente e irá beneficiar vários pacientes que necessitam dos serviços oferecidos pela clínica. Solicitou que seja encaminhado para o Ministério Público e SESACRE um pedido solicitando que tomem providências em relação a situação da falta de médico no hemonúcleo para atender os doadores de sangue. Pediu mais responsabilidade do governo com a frota de ônibus do estado, visto que atualmente os ônibus não tem uma garagem para serem guardados. Relatou a situação da Rua Jorge de Paula, que fica no bairro Ferreira Silva, onde um esgoto a ceú aberto vem prejudicando os moradores, com isso pediu que a secretaria de obras tome providencias com urgência para que a situação seja solucionada.

Vereador Lessandro Jorge (PT): iniciou suas palavras cumprimentando todos os presentes no recinto. Relatou que está analisando atentamente as prestações de contas do ex-prefeito Everaldo Gomes, para posteriormente realizar seu parecer, visto que está dentro do prazo regimental para exarar o mesmo. Ressaltou que os fatos antes de serem levados para a tribuna tem que ocorrer sua devida analise pelo parlamentar, para que o Edil não venha deferir informações inverídicas para a população. Expressou sua confiança na gestão da prefeita Fernanda Hassem, e afirmou que por confiar na gestão foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O nobre Edil afirmou que foi eleito para defender a gestão, e vai continuar defendendo até que se prove o contrário. Reafirmou ainda sua confiança na gestão da prefeita Fernanda Hassem e de todos os seus secretários, pois segundo o mesmo todos são pessoas honestas e tem seu respeito. Finalizou sua fala deixando seu cumprimento a todas as pessoas que acompanham a sessão via redes sociais.

Vereador Elenilson Cruz (PT): começou sua fala cumprimentando todos os presentes, desejou boas-vindas a Prefeita Fernanda Hassem e ao seu noivo Israel Milani, afirmou ser muito grato por fazer parte da gestão e por ter sido eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo o vereador mais votado da sigla, segundo o parlamentar sua vitória também foi fruto do trabalho que a gestora realizou a frente do município. Expressou seu descontentamento pela forma que os debates estão sendo levados na câmara, ressaltou ser um vereador do povo e que todos os dias está na rua, ramais, nos bairros visitando e colhendo as demandas de cada local, para tentar ajudar a população. Comentou que na próxima semana irá fazer um anteprojeto de lei pedindo que o poder executivo municipal crie a secretaria de esportes no município de Brasiléia, visto que o município é uma referência no esporte.  O Edil relatou que está realizando tudo aquilo que propôs a fazer em seu mandato, está andando em vários lugares trazendo várias demandas para que o poder executivo venha melhorar a situação da cidade. Pediu a todos os parlamentares que não venham deixar a casa do povo perder o respeito que tem. Reconheceu a importância de Brasiléia ter um representante estadual para que venha ajudar diretamente o executivo com parcerias, de oportuno parabenizou a deputada federal Vanda Milani por sozinha alocar RS 2 milhões de reais para a construção do CENTRIN no município de Brasiléia. Finalizou colocando seu mandato a disposição da população.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): deu início a suas atribuições agradecendo a presença da excelentíssima prefeita Fernanda Hassem, e de todo seu secretariado que estava presente na câmara. O parlamentar relatou a respeito da situação do boletim informativo da câmara, o mesmo ressalta que a situação tem que ser apurada, para não acontecer o julgamento sem antes saber de onde veio a denúncia contra o informativo. Afirmou que o que não pode acontecer é a câmara ficar sem seu boletim, pois alcança várias pessoas nos mais distantes lugares de Brasiléia. Agradeceu a presença da chefe do executivo na sessão, e relatou que os parlamentares estão fazendo seu papel, legislando em prol do município. Afirmou que mesmo não se elegendo na base da prefeita, hoje caminha ao lado do executivo, e continua acreditando na gestão até que o provem o contrário, pois, só quem pode julgar são os juízes. O vereador reconheceu os problemas no município, ressaltou que melhorias precisam acontecer, e que confia no executivo que certamente está buscando soluções para as problemáticas do município. Solicitou que o secretário de obras Francisco Lima venha realizar melhorias no Bairro Nazaré, para que a trafegabilidade seja melhorada. Pediu também que um tapa buracos com massa asfáltica seja realizado no Ramal do Polo.  Solicitou ainda que a empresa responsável pela construção da escola Socorro Frota esclareça quando serão retomados os trabalhos na escola. Finalizou pedindo que o secretário de planejamento venha até a câmara para esclarecer a respeito dos banheiros construídos na comunidade do km 26.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): começou sua fala cumprimentando a todos os presentes na câmara, agradeceu a Deus por mais uma oportunidade de junto com os demais parlamentares estar prestando um trabalho para a população. Mandou um abraço para os funcionários da secretaria de obras, ressaltou que sempre que foi a secretaria foi bem atendido por todos. Na oportunidade reconheceu os trabalhos realizados pela equipe da secretaria de obras, que mesmo no período chuvoso, com as dificuldades que são muitas, tem tido o compromisso e o cuidado de fazer o trabalho dentro das suas condições, de oportuno reconheceu as benfeitorias realizadas no ramal do Nazaré. O parlamentar relatou que sempre buscou percorrer o caminho da humildade. Reconheceu os trabalhos dos vereadores de oposição e de base, pois ambos contribuem diretamente para o melhoramento do município.  Ressaltou ter um mandato voltado para a sociedade, que não é preso a nenhum tipo de grupo político, relatou sua gratidão a toda população de Brasiléia por ter o conduzido até a câmara de vereadores, realizando assim um sonho do parlamentar. Afirmou que Brasiléia tem problemas, como sempre teve em outras gestões, mas diz acreditar que a gestora do município irá conseguir com o tempo sanar grande parte deles. Finalizou sua fala agradecendo a Deus e pedindo que pautas maiores sejam discutidas na câmara, para o maior desenvolvimento do município de Brasiléia.

Vereador Rogério Pontes (PROS): deu início a suas palavras cumprimentando a todos que estavam presentes na sessão. Solicitou que a prefeitura através da secretaria de obras venha realizar um paliativo no ramal do Km 29, visto que a trafegabilidade em alguns pontos do ramal está comprometida e as famílias necessitam do ramal em bom estado. O parlamentar ressaltou que a chefe do executivo não merece ser atacada na tribuna por outros parlamentares. Parabenizou o vereador Reinaldo Gadelha (MDB) por realizar uma oposição ao executivo com responsabilidade. Registrou a presença do secretário de estado e pré-candidato a deputado federal Israel Milani que estava na galeria, na oportunidade reconheceu os trabalhos realizados pelo secretário em toda regional e afirmou que o mesmo juntamente com sua mãe a deputada federal Vanda Milani são exemplos para todo Acre. Pediu que todos os vereadores se unam em prol do município, visto que todos os parlamentares foram eleitos para defender os interesses da população, sempre visando buscar o melhor para Brasiléia. Ressaltou conhecer a conduta moral da chefe do executivo, e afirmou que está na hora da mesma agir diante das acusações relatadas por alguns parlamentares em tribuna. Finalizou agradecendo a todos os secretários em nome da secretaria de comunicação Christiane Araújo, e colocou seu mandato a disposição de toda a população.

As sessões são transmitidas ao vivo pela Internet, no Facebook Câmara Municipal de Brasiléia e no Portal Legislativobrasileia.ac.leg.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp