Câmara de Brasiléia realiza Décima Sessão Ordinária de 2022

A Décima Sessão Ordinária do Segundo Ano Legislativo da Décima Quinta Legislatura do Município de Brasiléia, foi realizada nesta terça-feira, 05 de abril, e contou com a presença dos vereadores Elenilson Cruz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leomar Barbosa (PSD), Leonir Castro (PP), Lessandro Jorge (PT), Marinete Mesquita (PT), Marquinhos Tibúrcio (MDB) Neiva Badotti (PSB), Reinaldo Gadelha (MDB), Rogerio Pontes (PROS) e da Presidente Arlete Amaral (PP).

Antes de ocorrer o início do grande expediente o secretário municipal de planejamento Emerson Leão esteve utilizando a tribuna a convite do vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB) trazendo esclarecimentos a respeito dos banheiros que estão sendo construídos na agrovila do km 26.

Nesta Sessão, os vereadores utilizaram a Tribuna para fazer as suas considerações e reivindicações:

Vereador Elenilson Cruz (PT): começou sua fala relatando sobre os trabalhos que vem sendo executados no município pela prefeitura, ressaltou a importância de acontecerem essas melhorias. Relatou ainda que esteve visitando algumas ruas que estão recebendo recapeamento como as Ruas Domingos Lopes, Pedro Pereira, Beijamin Costant. Parabenizou o vice-prefeito Carlinhos do Pelado pelo excelente trabalho que vem realizando a frente do município, reconheceu a parceria realizada entre o governo do estado e a prefeitura de Brasiléia, onde através do governo foi disponibilizado 1,5 km de asfalto para contemplar várias ruas do município. Na oportunidade o parlamentar parabenizou a prefeita do município Fernanda Hassem pela execução dos trabalhos, a equipe da secretaria de obras pelo incansável trabalho muita das vezes varando o período noturno, e todos os vereadores por contribuírem diretamente com indicações de melhorias. O Edil expressou sua felicidade ao falar sobre a ordem de serviço que foi dada para que aconteça o funcionamento da Clínica do Rim, relembrou sua luta e de outros vereadores para que a clínica funcionasse, segundo ele é uma vitória para toda a população do Alto Acre que de alguma forma necessita, e antes precisava ir até a capital em busca dos serviços que serão ofertados pela clínica em Brasiléia. O parlamentar solicitou que a prefeitura através da secretaria de obras venha incluir em seu calendário de planejamento a melhoria da Rua Moacir Marinho de Castro, que fica no bairro Samauma. Solicitou também que o governo do estado através do DNIT retorne ao município de Brasiléia para refazer o serviço realizado na Av. Rui Lino e Av. Manoel Marinho Montes, visto que o trabalho que já foi realizado se desfez com as rigorosas chuvas. Continuando suas indicações pediu ao poder executivo que através da secretaria de obras realize de imediato o melhoramento de uma ponte localizada no ramal principal do km 52, pois a atual situação que a mesma se encontra vem oferecendo riscos para quem trafega no local. Finalizou sua fala relatando sobre a perca irreparável de seu tio Raimundo Cruz dos Santos, mais conhecido como “Jabuti” ocorrida recentemente. O parlamentar expressou sua tristeza e de toda sua família pelo ocorrido.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): iniciou suas palavras realizando um pedido bastante realizado pelos parlamentares ao longo dos anos, sobre o IML. Pediu que o governo do estado venha se sensibilizar com a situação das famílias que perdem um ente querido, e tem que esperar várias horas até seu ente retornar do Instituto Médico Legal que se situa na capital do estado. Com isso solicitou que o governo do estado busque uma forma de implementar o IML em Brasiléia. Externou seus sentimentos a família do que em vida se chamou Arnaldo Pereira Lima sempre muito querido por todos foi servidor da câmara municipal de Brasiléia e sempre prestou um excelente trabalho, com isso solicitou uma moção de pesar para o ex-servidor do poder legislativo. Também pediu que seja feita uma moção de pesar para o Sr. Raimundo Cruz que faleceu recentemente e era muito querido e conhecido pela sociedade Brasileense. O Edil expressou seu sentimento as famílias enlutadas que nesse momento de dor e sofrimento Deus possa confortar o coração de cada familiar e amigo. Continuando sua fala o parlamentar solicitou que a prefeitura através da secretaria de obras venha realizar um trabalho de melhorias no ramal da Amizade, que fica no Polo. É um pedido da comunidade, visto que a atual situação vem prejudicando a trafegabilidade dos moradores. Pediu que venham acontecer melhorias na Rua Chico Assis, que fica no Bairro Francisco Peixoto, em virtude da péssima qualidade que a mesma se encontra, muita poeira e buracos. Parabenizou o poder executivo através da prefeita Fernanda Hassem, pelas várias frentes de trabalho que vem executando no município. Ressaltou a importância dos trabalhos que vem acontecendo, e espera que várias outras ruas sejam contempladas pelas benfeitorias.

Vereador Leomar Barbosa (PSD): usou sua fala na tribuna para inicialmente agradecer a secretaria de educação do município de Brasiléia Francisca Oliveira, por honrar um compromisso para construção de uma escola no km 84 de difícil acesso. Em seu discurso comentou a importância da construção da escola, e relatou que agora os alunos terão um lugar adequado para estudarem, afirmando que quem ganha com as melhorias é toda comunidade. O Edil relembrou que não é de divulgar suas ações, segundo ele trabalha em conjunto com a comunidade e com quem é beneficiado. O parlamentar comentou sobre a emenda alocada pelo senador Sergio Petecão (PSD) para Brasiléia, para a aquisição de 3 quadriciclos para levar merenda escolar para as escolas rurais mais distantes. Ressaltou que está nas tratativas junto ao senador para conseguir 158 notebooks, um para cada professor da educação municipal de Brasiléia. Solicitou a prefeitura via secretaria de obras que venha desobstruir um trecho do ramal no km 84, que se encontra bloqueado devido à queda de uma enorme árvore, prejudicando assim os vários moradores da comunidade. Pediu que com a chegada do verão venha acontecer um trabalho tapa buracos na Rua Rubro Negro, pois devido as constantes chuvas vários buracos se formaram na mesma. O vereador cobrou que a prefeitura através da secretaria de obras venha realizar a desobstrução dos bueiros da cidade já no período de verão, para que venha evitar transtornos futuros no próximo inverno. Solicitou ao DNIT que venha realizar um trabalho de melhorias com qualidade na Av. Rui Lino e Av. Manoel Marinho Montes, visto que o trabalho que foi realizado recentemente foi levado pelo rigoroso inverno, necessitando que aconteça de imediato um trabalho de qualidade nos locais. Mostrou seus vários ofícios enviados e não respondidos pelo poder executivo, pediu reciprocidade, que o poder executivo venha responder os seus pedidos. Reconheceu os trabalhos que estão sendo realizados na cidade, e diz esperar que os trabalhos sejam feitos com qualidade e que não sejam utilizados como trampolim político.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): começou sua fala cumprimentando todos os presentes na sala de sessões e todas as pessoas que acompanham a transmissão via redes sociais. O parlamentar ressaltou ser louvável a parceria do governo do estado e a prefeitura de Brasiléia para o recapeamento de ruas do município. Porém, demonstra sua preocupação em relação a essas obras partirem do governo neste período, em ano eleitoral. O parlamentar se diz esperançoso que em um futuro próximo o estado possa ter um representante que se preocupe com a geração de empregos, geração de renda, com agronegócio forte, e que possa transformar realmente a vida do povo acreano. Reconheceu o importante trabalho social que os gestores e parlamentares realizam, entretanto segundo o vereador não garante a transformação da vida das pessoas, é preciso que sejam discutidas politicas maiores que venham mudar a vida das pessoas. O Edil lamentou a falta de um governo com o olhar de políticas grandes, boas políticas públicas. Afirmou que a política precisa ser um meio de transformação aliado de um mecanismo para que as famílias tenham independência. Reconheceu os trabalhos de melhorias que vem sendo realizados pela secretaria de obras em nome do secretário de obras Francisco Lima e toda sua equipe. Reconheceu também a parceria que a câmara de vereadores tem tido com o poder executivo, independente de base e oposição os parlamentares têm aprovado todas as matérias que o poder executivo tem mandado para a casa do povo. O vereador trouxe uma boa notícia para a população de Brasiléia e Epitaciolândia, segundo ele as pessoas terão mais uma opção para realizarem cursos reconhecidos pelo MEC, o empresário Josias através da escola interativa infotec, uma iniciativa privada irá ofertar vários cursos. Dentre eles o curso de informática. Com isso pediu ao executivo que através de seu setor competente venha aderir algumas vagas e venha distribuir para algumas famílias carentes do município. De oportuno parabenizou toda iniciativa privada do município.

Vereadora Marinete Mesquita (PT): deu início ao uso da tribuna cumprimentando o vereador Elenilson Cruz (PT) e externou os pesares quanto a perca que teve em sua família. Apresentou vários documentos, pedidos realizados pela parlamentar que até o presente momento não foram respondidos pelo poder executivo. A vereadora voltou a afirmar que se ela ganhasse RS 6.000,00 mil reais não teria condições de pagar uma faculdade de RS 15.000,00 para um filho, sobrinho. Continuando sua fala citou sobre os RS 119.120.120,70 (Cento e dezenove milhões, cento e vinte mil, cento e vinte reais e setenta centavos) que foram aprovados pela câmara para o desempenho no ano de 2022 no município, relembrou que dentro desse valor deve estar incluído o pagamento dos precatórios da educação. A vereadora relembrou sobre o pedido referente ao setor de cadastro, a respeito do recolhimento mensal do setor, ressaltou que fez esse pedido pois no mesmo setor existe um processo de investigação que está sob segredo de justiça, e até o momento o pedido da parlamentar não foi respondido. A nobre Edil solicitou que o poder executivo através da secretaria de obras venha verificar e realizar novos reparos na ponte da linha 08, pois a mesma foi construída recentemente e já vem apresentando problemas.  A parlamentar pede ainda que o poder executivo venha realizar melhorias no respectivo ramal da linha 08, visto que as pessoas que transitam precisam de uma boa trafegabilidade para exercerem suas profissões e escoarem suas produções. Afirmou que aguarda do executivo uma resposta a respeito do anteprojeto de sua autoria que diz respeito ao PCCR da educação, pois a câmara de vereadores já disse sim em relação as melhorias para a categoria. Pediu que melhorias venham acontecer no ramal do Km 13, pois o mesmo em alguns trechos se encontra quase intrafegável, impossibilitando a passagem dos moradores. Solicitou ao setor responsável que venha tomar providencias em relação a travessa Belém que está sendo tomada pelo mato.

Vereadora Neiva Badotti (PSB): iniciou suas palavras prestando suas condolências à família do que em vida se chamou Arnaldo Pereira Lima que carinhosamente era chamado de “neném”, já foi servidor da câmara e faleceu recentemente. Parabenizou a presidente da casa Arlete Amaral (PP) por sua pré-candidatura a deputada estadual, e de oportuno desejou sucesso nessa nova caminhada. A parlamentar reafirmou que foi eleita para defender e representar os interesses da população e não a gestão, salientou que seu trabalho continua denunciado quando for o caso, solicitando informações e realizando indicações. A parlamentar parabenizou a população de Brasiléia, pois as melhorias estão chegando. Parabenizou também os parlamentares que destinaram emendas para que as benfeitorias acontecessem. Lamentou pelo governo do Acre não ter atendido a demanda da maioria das categorias do estado e ainda tirou garantias dos servidores adquiridas ao longo dos tempos. A vereadora ironicamente parabenizou o atual governo do estado por conseguir segundo ela superar a gestão petista, sendo pior que o governo do PT. A parlamentar pediu que seja encaminhado para a câmara todas as notas fiscais de tudo que foi gasto com os recursos da Covid-19, inclusive com os processos de licitações das empresas. Relembrou que dentro do orçamento municipal de 2022 tem um valor alocado para a construção de um laboratório de análises clinicas, e a Edil estava aguardando a construção do mesmo, porém segundo ela foi surpreendida, pois um laboratório de nome Labclin está realizando os exames para a secretaria de saúde no município,  com isso solicitou do secretário de saúde que ele encaminhe para a câmara a forma que está sendo paga, quem são as pessoas que podem estar realizando exames no local, qual a quantidade de exames disponibilizados no mês, valores e se houve processo licitatório. Solicitou da secretária de educação Francisca Oliveira que venha fornecer as notas fiscais das reformas realizadas na escola Rui Lino.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): começou sua fala externando seus sentimentos a família do vereador Elenilson Cruz (PT) que recentemente perdeu um membro de sua família. Parabenizou a presidente Arlete Amaral (PP), desejou que a mesma tenha sucesso em sua caminhada em busca de uma cadeira na ALEAC. Relatou que sempre ligava para o secretário de planejamento Emerson Leão solicitando informações a respeito da construção dos banheiros por parte da prefeitura no km 26, ressaltou ser de suma importância que os secretários da gestão compareçam à casa do povo quando convocados, por isso reconhece a importância da vinda do secretário de planejamento até a câmara. O parlamentar relatou que acredita que agora a problemática da construção dos banheiros será finalmente resolvida, porém lamentou pela demora para ser resolvido os problemas. O Edil demonstrou seu descontentamento com os trabalhos realizados pelo DNIT no município, muitas vezes de péssima qualidade, pediu que o órgão quando venha executar melhorias, que essas sejam com qualidade. Na oportunidade também pediu que os trabalhos por parte da prefeitura aconteçam com qualidade, pois com isso o trabalho se tornará duradouro. Ressaltou a importância dos 24 itinerantes da saúde realizados pela prefeitura de Epitaciolândia e os 38 já realizados pela prefeitura de Xapuri, com isso o vereador afirmou que Brasiléia precisa seguir o mesmo caminho e também realizar itinerantes nas comunidades. Solicitou ao executivo que através da secretaria de obras realize um tapa buracos na Rua Francisco de Araújo Silva, que fica no Bairro José Moreira, visto que a situação que a mesma se encontra é crítica. Pediu também que aconteça a reposição de lâmpadas no Bairro José Braúna.

Vereador Rogério Pontes (PROS): deu início a suas atribuições parabenizando a associação Cajueiro que fica no km 84, pois os representantes da mesma tiveram a oportunidade de chegar até a SEPA acompanhados do ex-prefeito deda até o gabinete do secretário, ressaltou a importância da visita, visto que a comunidade será contemplada com o apoio do governo. Parabenizou todas as pessoas que disponibilizaram um nome para disputar a próxima eleição, em especial a presidente Arlete Amaral (PP) e vereadora Neiva Badotti (PSB) que são pré-candidatas a concorrer por uma vaga na ALEAC. Parabenizou o secretário de obras Francisco Lima, o vice-prefeito Carlinhos que mesmo a prefeita estando longe do município em busca de recursos, continuam avançando com as melhorias em vários pontos da cidade. Pediu um pouco de paciência a população de Brasiléia, pois os trabalhos já estão acontecendo e vão continuar chagando em várias ruas com o decorrer do tempo. O Edil finalizou agradecendo a todos os presentes e os que acompanham a sessão via redes sociais, relatou que seu mandato está à disposição da população, e afirmou que a partir do dia 15 de abril mais melhorias irão acontecer, pois o verão já estará consolidado.

Vereadora Arlete Amaral (PP): a excelentíssima presidente da casa iniciou sua fala cumprimentando a todos os presentes no recinto, e externou seu sentimento a todos os familiares e amigos do que em vida se chamou Arnaldo Pereira Lima, estendeu seu pesar a toda família Cruz que perdeu o Sr. Raimundo Cruz recentemente. Pediu que seja feita uma moção de pesar por essas duas perdas em nome da Câmara Municipal de Brasiléia. Dando continuidade à sua fala solicitou que seja feita uma moção de aplausos ao gerente da unidade do SANEACRE antigo DEPASA de Brasiléia e Epitaciolândia Sr. Erison Cameli, pelo excepcional trabalho que o mesmo vem realizando a frente do órgão nos municípios. Pediu também que seja feita uma moção de aplausos para o Sr. Felício Correia que aprendeu a ler com 48 anos de idade, segundo a parlamentar é uma verdadeira história de superação, de quem tinha um objetivo e alcançou, um exemplo para todos, pois o saber é algo que ninguém pode tirar da pessoa, você levará para sempre. Parabenizou a todos os parlamentares que alocaram emendas para o município, pois com esse recurso as melhorias na cidade estão acontecendo. Agradeceu a Deus por mais uma sessão, e expressou sua felicidade pelas diversas ruas de Brasiléia estarem recebendo melhorias. Finalizou pedindo que o setor competente venha colocar lâmpadas nos portes que faltam na Praça Hugo Poli, visto que várias pessoas frequentam o lugar, e necessitam de um ambiente iluminado.

As sessões são transmitidas ao vivo pela Internet, no Facebook Câmara Municipal de Brasiléia e no Portal Legislativobrasileia.ac.leg.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp