Câmara de Brasiléia realiza 37ª sessão ordinária de 2021 e 03 projetos do executivo são aprovados

A trigésima sétima sessão Ordinária do município de Brasiléia, foi realizada nesta terça-feira, 07 de dezembro, e contou com a presença dos vereadores Elenilson Cruz (PT), Jurandir Queiroz (PROS), Leonir Castro (PP), Leomar Barbosa (PSD), Lessandro Jorge (PT), Marinete Mesquita (PT), Marquinhos Tibúrcio (MDB), Neiva Badotti (PSB), Rogério Pontes (PROS), Reinaldo Gadelha (MDB) e da Presidente Arlete Amaral (SD).

Na ordem do dia aconteceu a votação de 3 projetos do executivo, inicialmente o PL de N° 21 que é oriundo de proposição de anteprojeto de autoria da vereadora Marinete Mesquita (PT) o qual busca instituir a semana dos fazedores de cultura no município de Brasiléia. O projeto de n° 21 foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes, e segue para a Sansão da prefeita Fernanda Hassem.

Logo em seguida aconteceu a votação dos projetos de lei n° 22 e 23, o primeiro projeto de lei n° 022 que “Altera e adéqua anexos I e II referente ao ano de 2021, da lei n° 1011/2017, que dispõe sobre o Plano Plurianual: Altera e adéqua os anexos da lei n° 1083/2020 que dispõe sobre a lei de Diretrizes Orçamentárias e Altera e adéqua os Anexos da Lei n° 1095/2020. Que Estima a Receita e Fixa a despesa do município para o exercício de 2021.”

O segundo projeto de lei n° 023 que: “Altera os anexos de Metas Fiscais da Lei N° 1108/2021, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2022 e dá outras providências. ”

Os dois projetos foram aprovados pela maioria dos vereadores presentes.

Durante o grande o expediente os vereadores fizeram indicações de melhorias para infraestrutura urbana e rural e saúde no município.

Em uso a Tribuna os vereadores solicitaram:

Vereador Elenilson Cruz (PT): O parlamentar no uso de suas atribuições, inicia suas palavras solicitando que providências sejam tomadas em relação ao bairro Leonardo Barbosa, tendo em vista a situação que o mesmo se encontra, que de oportuno seja vista a questão das ruas e iluminação pública, para que os moradores tenham uma melhor condição de vida no local. Pede também que a secretaria de obras possa estar retirando os entulhos que se localizam no bairro José Moreira próximo à casa dos maçons, que a prefeitura possa realizar a retirada, pois está prejudicando a trafegabilidade na rua. O parlamentar pediu que seja criado um conselho de ética na câmera para que seja avaliado a conduta quando necessário dos parlamentares. A princípio a denúncia feita pela vereadora Neiva que estaria ocorrendo uma troca de favores entre executivo e alguns nobres edis. O vereador demonstra sua felicidade ao noticiar que será pago o abono para os servidores da educação onde brevemente será divulgado o valor a ser pago pelo executivo, parabeniza a equipe da prefeitura de Brasileia pela ornamentação da cidade, pois o trabalho ficou muito bonito, finalizou desejando a todos um feliz natal e um próspero ano novo.

Vereador Jurandir Queiroz (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, deu início a sua fala relatando os recentes ataques que vem recebendo do jornal 3 de julho, o mesmo repudiou os ataques e a política de ódio disseminada pelo site. O parlamentar se associa aos vereadores Elenilson Cruz (PT) e Marinete Mesquita (PT) para que aconteça a criação do conselho de ética na câmara, para que os nobres edis tenham assim uma segurança jurídica de possíveis situações que venham acontecer. O vereador relata que vai buscar informações a respeito de denúncias realizadas por moradores a respeito de algumas situações que estão acontecendo no hospital regional. Pede que seja providenciado uma tenda pelo hospital para que assim seja melhorado atendimento para as pessoas que tem que ficar na espera no lado de fora do recinto. Solicita da prefeitura de Brasileia que através do seu setor de planejamento realize uma ação integrada da secretaria de obras junto com a secretaria de Saúde, em uma força-tarefa para o combate à dengue, tendo em vista a chegada do período chuvoso onde é o período de maior incidência do mosquito. Parabenizou o executivo pelo evento natalino que aconteceu na praça Hugo poli.

Vereador Marquinhos Tibúrcio (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou o uso da tribuna parabenizando a prefeita Fernanda Hassem pelo evento Natalino realizado na praça Hugo Poli. Iniciou suas indicações solicitando que melhorias sejam realizadas no bairro Alberto Castro, na rua Angelita, pois o local está na iminência de romper e precisa de reparos. Pede que a empresa responsável por realizar os reparos na br-317 realize um paliativo do km 30 ao km 50 sentido Assis Brasil, tendo em vista a situação crítica que se encontra o trecho, e que o DNIT cobre os responsáveis que realizem os trabalhos. O Parlamentar relatou sua visita comunidade palmeira no ramal do Km 84, afirmou que a visita foi muito proveitosa e foram tirados alguns encaminhamentos, de oportuno solicita ao setor competente que realize melhoria dos pontos críticos do ramal, realiza o mesmo pedido para um ramal do km 59 tendo em vista atual situação que o mesmo se encontra. Finalizou solicitando que seja realizada uma limpeza na agrovila do km 26, pois, a comunidade necessita da melhoria em questão.

Vereadora Neiva Badotti (PSB): A parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala afirmando ser a favor da formação do conselho de ética, tendo em vista a importância de sua aprovação. Relata que a mesma realizou a denúncia para polícia federal para que seja investigado a troca de favores entre executivo e legislativo. Reafirmou que retornará para os trabalhos no próximo ano com a mesma postura e com muitas novidades. Dando seguimento em suas palavras solicita da prefeita Fernanda Hassem que utilize o restante do recurso da covid-19 e aplique em forma de abono para os servidores da saúde. Solicita a secretaria de agricultura que possa realizar o trabalho de arado nas terras do senhor Erenildo que mora no ramal do Km 5, são apenas 5 hectares na Colônia São Pedro. Que o trabalho possa ser realizado nesta localidade. Finalizou pedindo resposta em relação ao parque centenário, e pediu que providências sejam tomadas em relação a continuidade das obras.

Vereadora Marinete Mesquita (PT): A parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala reafirmando que o voto é soberano e que cada um parlamentar tem autonomia sobre o seu voto. Reafirmou ainda seu compromisso em defender os interesses da população. A parlamentar expressa sua felicidade ao saber que o abono aos servidores da educação será pago, principalmente pela vereadora ser uma defensora do abono para categoria desde as primeiras sessões. A nobre edil chama atenção do poder executivo para uma indicação realizada pela mesma durante a 15ª sessão, que diz respeito ao loteamento do bairro Marcos Galvão 2, onde os moradores continuam ansiosos pela legalização de seus terrenos, porém até o momento o setor de cadastro não se manifestou em relação ao pedido da vereadora. Então que as providências necessárias sejam tomadas o mais breve possível. Reforço seu pedido já feito no pequeno expediente em relação à criação da comissão de ética na câmara. Finalizou reafirmando seu compromisso com a população e colocando seu mandato à disposição.

Vereador Reinaldo Gadelha (MDB): O parlamentar no uso de suas atribuições, iniciou sua fala fazendo uma pequena avaliação de seu mandato, tendo em vista o segundo semestre está se encerrando. O vereador ressalta as mais de 40 indicações e pedidos de informações que o mesmo fez ao executivo. O nobre edil demonstra sua preocupação em relação as obras paralisadas no município, e chama atenção para a situação das ruas que estavam no calendário do planejamento para serem contempladas ainda neste ano e até o momento não foram iniciadas as obras dessas ruas: rua 5 de Dezembro no bairro José Braúna, Teresa Pimentel José Braúna e Valdemir Lopes no bairro Raimundo Chaar. O parlamentar expressa seu descontentamento pelo não início das obras como estava planejamento no calendário. O vereador relatou ainda a importância de seus dois anteprojetos encaminhados ao poder executivo durante o ano. Solicitou ao setor competente que realize o melhoramento do escoamento da água na rua Alexandre Neto no bairro Samaúma, se associa ao Vereador Marquinhos Tibúrcio em relação a limpeza da agrovila do km 26, finalizou pedindo um tapa buracos no ramal do Polo tendo em vista que o mesmo se encontra na necessidade de um paliativo.

Vereador Rogerio Pontes (PROS): O parlamentar no uso de suas atribuições, começou suas palavras agradecendo ao presidente do sindicato dos funcionários do município de Brasiléia e a todos que participaram da organização da confraternização que aconteceu no último sábado dia 04 de dezembro. Dando início a seus pedidos solicita que a secretaria de obras providencie a iluminação pública em vários locais do município, tendo em vista que vários pontos se encontram em total escuridão. O vereador solicita a secretaria de obras que quando as maquinas estiverem realizando melhorias em um ramal que as melhorias sejam finalizadas, e caso tenham pontos críticos em outros ramais nas proximidades que os trabalhos também possam ser realizados. O parlamentar demonstra sua preocupação em relação aos problemas que estão surgindo no município em decorrência das chuvas, o mesmo pede que providencias sejam tomadas para que possa diminuir esses problemas. Finalizou parabenizando a deputada Maria Antônia pela passagem de seu aniversário.

Vereadora Arlete Amaral (SD): A parlamentar no uso de suas atribuições, começou sua fala cumprimentando a todos os presentes no recinto, e parabenizando a toda equipe da prefeitura pelo evento que aconteceu na Praça Hugo Poli, a inauguração das luzes de natal. Parabeniza a primeira secretaria vereadora Marinete Mesquita pela sua luta incansável em relação ao abono para os servidores da educação, que brevemente será pago pelo executivo. A parlamentar ressalta sua visita a comunidade do ramal do km 84, onde a mesma esteve realizando uma visita juntamente com o vereador Marquinhos Tibúrcio, o vice-prefeito Carlinhos do pelado e o secretário de planejamento Emerson Leão, onde os moradores estiveram solicitando melhorias no ramal, tendo em vista a sua situação não ser das melhores. De oportuno a parlamentar reafirmou seu compromisso com a comunidade solicitando juntamente com a prefeita que realize as melhorias na comunidade. Parabenizou a deputada Maria Antônia pela passagem de seu aniversário. Finalizou reafirmando seu compromisso com toda a população, e colocando seu mandato à disposição.

 As sessões são transmitidas ao vivo pela página no Facebook Câmara Municipal de Brasiléia e no Portal Legislativo camaramunicipaldebrasileia.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support